quarta-feira, 29 de julho de 2009

Querido pai...


Este mundo depois da tua partida ficou sem graça, mais cinzento e triste, não me posso aborrecer contigo porque sei que não foi de tua vontade partires para a tua nova casa.
Lembras-te da última vez que estivemos juntos? Foste ao meu emprego quatro vezes, para te despedires de mim, como sabias que não nos iríamos voltar a ver?
Sei que a última coisa que disses-te à mama é que me querias ver, talvez te quisesses despedir de mim mais uma vez. Talvez saibas, o quanto eu fiquei triste por esse encontro não se ter concretizado, pois quando cheguei perto de ti já tinhas adormecido no sono profundo e eterno. Ainda assim, com o coração desfeito de tanta dor, disse-te o quanto te amava, e o quanto te pedia desculpas, se em algum momento te desiludi.
Sei que apesar das minhas escolhas não terem seguido o padrão de vida que tinhas sonhado para mim, tu te orgulhavas da tua menina, como me chamavas. Deixaste-me tão triste durante estes quase dez anos da tua ausência, o que me dá alento, é pensar que estás por perto que me vens visitar, que me aquietas o coração nos meus dias de amargura. Sabes, os meus irmãos também ficaram muito tristes, sempre que estamos juntos falamos em ti e nos bons momentos que nos proporcionas-te. A mama vive numa solidão e tristeza cortante, tu eras a companhia dela de todos os momentos de todas as horas, eram muito mais que marido e mulher e pais, eram acima de tudo muito amigos. Perante tantas dificuldades, porque, a vida não foi fácil para vocês, conseguiram manter-se sempre unidos, pelo amor, e fizeram dos seus filhos uma obra de arte que muito se devem orgulhar...
Sabes, eu acho que o nosso encontro de despedida ainda se vai realizar, mas não será mais de despedida, será para vivermos aí na tua nova casa para sempre, em paz e felicidade. Os teus pais, meus queridos avós, já foram ter contigo, o meu mundo aqui vai ficando cada vez mais vazio, enquanto que o teu vai tomando outra dimensão. Este ano faz uma década da tua partida, mais parece que foi ontem, as saudades são grandes demais, não cabem neste universo, pois este torna-se pequeno para tanta dor.
Hoje, dia 29 de Julho são quase cinco da madrugada, acordei pensando em ti e na vontade que sinto em te abraçar, olho para o céu e vejo muitas estrelas, pergunto-me qual delas serás tu?
Com certeza que és a estrela que brilha mais no profundo do meu coração.
Peço-te, para me continuares a ajudar a seleccionar as minhas escolhas neste mundo, para que continues a sentir orgulho na tua "querida filha" como me chamavas.
Agora, é só a mama que me chama assim, e sabes morro de medo que ela vá ter contigo e me deixe sozinha neste mundo tão confuso, tenho tanto medo, não me quero sentir sozinha, não permitas que ela vá ao teu encontro por favor.
Sabes, como sei que gostas muito de flores, e imagino que continuas a gostar, faço questão de ter sempre flores lindas na minha casa, para que quando me venhas visitar saibas que não me esqueci de ti. Imagino que aí onde te encontras, existam as mais belas flores do universo com o melhor perfume, que eu não poderei sentir.
Tem um resto de uma noite feliz descansa papá, eu vou tentar dormir mais um pouco, pois o dia amanha é duro. Aqui nesta dimensão a vida continua complicada e muito acelerada. Mas não me esqueço de ti, e tu sabes isso.

Milhões de beijos da tua sempre querida filha Susana

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Arco-Íris da Vida


Muitas vezes sentimos-nos encurralados, aprisionados ou limitados pelas circunstâncias actuais da vida... Sejam quais forem as circunstâncias em que estejamos neste momento, elas são apenas a realidade, e a realidade presente. Está nas nossas mãos poder mudar o rumo da nossa vida, e quem sabe, o rumo da vida de outro alguém...

Por vezes, pintamos a nossa realidade com cores escuras, porque damos demasiada importância ao lado negativo da vida. Porque não olharmos para as coisas boas que nos acontecem no dia-a-dia, mesmo pequenas que sejam?

Se olharmos para o lado mais positivo das coisas que nos acontecem menos boas, conseguimos pintar o arco-íris na vida de cada um de nós, está nas nossas mãos a escolha das cores. Eu escolho o cor-de-rosa... E já agora deixo um desafio, que está ao alcance de todos, vamos dar brilho e cor à vida de todas as pessoas que nos forem possíveis, possivelmente é mais fácil do que podemos imaginar... Conseguir ter uma postura positiva perante as situações complicadas, é algo difícil, por vezes extremamente difícil, porém, é um desafio que está ao alcance de todos, quem conseguir lá chegar com certeza que está numa dimensão superior.

Nos dias em que o cinzento toma conta da nossa alma, porque não olhar para as pequenas coisas que se passam bem perto de nós como, uma criança a brincar radiando de felicidade, um passarinho a voar com toda a liberdade, o sol resplandecente que nos aquece e ilumina ou até uma simples flor que irradia o seu perfume pelo Universo.

Nós vivemos uma viagem, umas férias nesta bela dimensão, complicada e por vezes injusta, é certo. Contudo, sabemos que é uma viagem sem regresso, embora não saibamos a data da partida, sabemos apenas, que um dia é inevitável partirmos para a nossa morada definitiva.

Então, devemos gozar deste dom que nos foi legado (a vida), da melhor forma possível, criando à nossa volta um bem-estar comum e constante.

Porque não, viver todos os momentos em pleno, com total entrega, e dar valor às coisas que realmente o têm?

O Sol dá-nos vida

O Mar dá-nos esperança

O Luar faz-nos sonhar

As Estrelas dão-nos a certeza de um dia lá chegar.

domingo, 26 de julho de 2009

A mais bela definição de AMIZADE

Um Amigo é fruto de uma escolha, é uma opção de amor.
É um tesouro sem preço, nas horas de dúvida, de alegria e de sofrimento.
Grande demais para ser perdido, importante demais para ser esquecido.
Um Amigo é aquele que te entende, que te dá a mão, que adoça as tuas lágrimas.
Que te ouve mesmo sendo por telefone ou na net.
É quem te adora sem medo de má interpretação.
Um verdadeiro Amigo é aquele que te segura a mão, e te aquieta o coração.
Raramente pensamos no que temos, mas naquilo que nos falta.
Não chores pelo que terminou, ri pelo que aconteceu.
Tudo o que acontece, acontece por uma boa razão.
Não sejas tão exigente, pois as melhores coisas acontecem quando menos esperamos.
O mais difícil de aprender na vida, é quais as pontes que atravessar e quais as ligações a cortar.
Todos vêm como és por fora, mas apenas alguns sentem como és por dentro.
Viver é desenhar sem borracha...

O meu olhar sobre a Sociedade Actual

A pobreza, entendida como um fenómeno resultante da escassez de recursos para fazer face às necessidades básicas e padrão de vida da Sociedade Actual, manifesta-se em Portugal como um fenómeno que tem origens no desenvolvimento do país e na adaptação ao rápido processo de modernização registado nas últimas décadas.
Nos últimos 30 anos a Sociedade Portuguesa tem vindo a sofrer transformações profundas que se prendem com a própria organização social do país. Mais jovens no ensino superior, novos modelos de família emergentes, mais mulheres no mercado de trabalho, mais e melhor rede de estradas, um sistema de protecção social mais abrangente, um sistema de saúde universal, uma economia mais estável, a entrada na União Europeia, entre outros exemplos que aqui poderia trazer das mudanças que, após o 25 de Abril de 1974, vieram colocar Portugal ao nível dos países desenvolvidos.
Contudo, as sociedades actuais encontram-se em constantes mutações, com traços característicos diversos, desde as alterações demográficas, familiares, sociais e económicas aos crescentes progressos tecnológicos e à intensificação da concorrência Internacional. Porém, nelas continuam-se a arrolar problemas estruturais que demonstram a importância de reforçar o problema da inclusão social no programa estratégico da União Europeia e de cada um dos Estados-Membros.
Muitas têm sido as estratégias adoptadas pelos sucessivos governos em Portugal, contudo, tem sido difícil ultrapassar esta realidade. No topo de prioridades do executivo estão medidas como, o apoio às famílias carenciadas como o RSI (Rendimento Social de Inserção), apoio aos idosos como o Complemento Solidário e o programa de formação e qualificação como as Novas Oportunidades que visa qualificar grande parte da população Portuguesa.
Termino esta análise, com duas frases que fazem parte da minha filosofia de vida.

Vamos todos abrir horizontes e não olhar só para o nosso umbigo... Todos precisam de nós, e nós precisamos de todos...
A Educação é a base de todo o Desenvolvimento!

O “Amor” supera todas as distâncias...




A palavra "AMOR" tem um significado maior quando sentimos a sua grandeza no nosso coração. Desde o primeiro dia da minha existência que sinto o "AMOR" na sua plenitude, senti o "AMOR" incondicional dos meus queridos pais, ao crescer fui-me apercebendo que muitas pessoas nutriam esse tão belo sentimento por mim. Os anos foram passando, ao chegar a mulher, consegui entender o verdadeiro sentido do "AMOR", primeiro como mulher depois como mãe, e esse sim, foi sentir toda a força do "AMOR" na sua essência, sem espera, sem receios. Sentir o "AMOR" de mãe, é respirar a existência dos nossos filhos como o sangue que nos corre pelas veias.

Assim como sinto a dor do "AMOR" na presença, também senti a dor do "AMOR" na sua partida. Quando o meu querido pai, naquela madrugada de Outono, partiu para a sua nova casa, e foi fazer parte do mundo das estrelas. À noite quando olho para o céu e contemplo as estrelas, estou certa de que, cada estrela possui uma vida própria, cada uma pertence a um coração.
Hoje sei que tenho uma estrela que me guia dia e noite, sinto o seu brilho no meu coração nos meus dias cinzentos, nos meus dias frios sinto o seu calor. O meu querido pai está presente em mim todas as horas do meu dia, as saudades são tantas que parecem querer sufocar-me. Como eu gostava de dizer-te o quanto te amo, o quanto me fazes falta, as saudades que sinto por ti são tantas que não cabem neste universo...


O "AMOR" supera todas as distâncias, todos os medos, é a doçura nos nossos gestos, é a força que nos faz mover montanhas.



Porque acredito no "AMOR"...

Passo a passo vou percorrendo os meus dias, neste mundo acelerado como se não houvesse amanha, vou fazendo as minhas escolhas, não descurando do sentimento mais nobre que o ser humano pode possuir o "AMOR. Mesmo com todas as ameaças que vêm se dentro e de fora ou nas batalhas do dia-a-dia, mantenho-me firme a construir a PAZ e a Felicidade. Dar a todos os que me rodeiam uma verdadeira oportunidade de alcançar a autenticidade, o sucesso e a Felicidade é uma prioridade. Proteger e cuidar das pessoas que amo é uma obrigação, mas também uma tarefa que deve ser recheada de Felicidade.
Quando amamos alguém tem-se sempre tempo para essa pessoa. E se ela não vem ter connosco, nós aguardamos. O verbo esperar torna-se tão imperativo como o verbo respirar. A vida converte-se numa estação de comboios e o vento anuncia-nos a chegada antes do alcance do olhar. O "AMOR" na delonga ensina-nos a ver o futuro, a deseja-lo a organizar tudo para que ele seja possível. É mais fácil acreditar do que desistir. É mais fácil desejar do que esquecer. É mais fácil sonhar do que perder. O "Amor" serve para voar por cima das coisas más.

O "AMOR" transforma os homens em hérois e as mulheres em fadas.

Não há pequenas coisas nem grandes coisas, todas são importantes...

O "AMOR" é feito de mil e um pequenos nadas que são tudo ou quase tudo...

Não quero deixar de sonhar, porque para quem vive a sonhar é muito mais fácil viver...