domingo, 17 de janeiro de 2010

Vida à procura de vida para a vida

Caminhos essenciais...
Ao longo da vida vamos andando por trilhos, trilhos de serenidade, trilhos de sarilhos, trilhos iluminados e até trilhos enevoados. Mas de todos eles tiramos ilações, de todos criamos ponderações, são caminhos úteis ao nosso viver. São esses caminhos que nos fazem encontrar o nosso verdadeiro ser.
Na vida encontramos os caminhos do amor, da paz, da amizade em busca de realização em busca constante da felicidade. Percorremos caminhos direitos, caminhos sinuosos, caminhos certos, caminhos duvidosos, contudo, todos nos dão forças para lutar, lutar contra o tempo, lutar contra a imperfeição, lutar pelo momento. Uma batalha que queremos vencer, um gládio de emoção, no qual entramos não só com a razão, mas também com o coração.
Continuamos o trilho, uma direcção na procura de algo, na procura da fascinação que nos aquece o coração...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Balada da Neve


Nestes dias em que a neve se faz surgir em muitos pontos do país, recordei uma balada fabulosa que me acompanha desde a minha infância.




Batem leve, levemente,
Como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.



É talvez a ventania:
Mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia,
nos pinheiros do caminho...


Quem bate assim, levemente,,
Com tão grande leveza,
Que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, não é gente,
nem vento com certeza.


Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há tanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!


Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente, quando passa,
os passos imprime a traça
na brancura do caminho...


Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duz pezinhos de criança...


E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem defenidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...


Que quem já é pescador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!
Porque padecem assim?!...



E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

(Augusto Gil)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pessoas singulares


Actualmente, vivemos uma crise de valores sem precedentes, valores éticos, morais e até religiosos aos poucos estão a ser banidos da nossa sociedade. Talvez este fenómeno esteja a ser mais evidenciado pela questão da globalização, ou simplesmente porque é bastante trabalhoso cultivar e preservar o que para mim é fundamental para se ser um ser humano. Nós seres mortais não somos só detentores de um corpo que podemos manipular, alterar por questões de saúde, ou tão simplesmente, por pura presunção, nós somos detentores de uma alma de um coração, não o órgão em si, porque esse só se limita a bater, bater, bater para nos manter vivos. O coração é muito mais do que isso, assim como a nossa alma que é algo invisível, muito menos palpável, mas é a nossa maior riqueza. Nesta sociedade onde vivemos actualmente, regularmente, descubro o destaque de alguns seres, não pela sua beleza exterior, facilmente conseguida, mas pela beleza da sua alma.

Não tenho dúvidas de que esta crise de valores dá a oportunidade para que muitos de nós nos destaquemos, pelo que somos verdadeiramente, pelo nosso papel na sociedade, pelos valores que conservamos, pelos sonhos por que lutamos. Enfim, por tudo o que de mais belo, maravilhoso e único existe em nós e que nos possibilita sermos pessoas singulares e diferenciadas, pessoas puras e verdadeiras na sua essência, pessoas ricas em luz e paz, e que saibamos enrriquecer o universo se forma gratuita e natural. Porque para mim esse é o verdadeiro sentido da vida, é para isso que nós somos concebidos e se nós somos concebidos por uma acto de amor, é o amor que deve premanecer em nós em todas as vertentes, em todos os sentidos. Amar o desconhecido, porque não? Um desconhecido pode ser um amigo que não conhecemos, sermos generosos, atenciosos, genties, cordiais com gestos de ternura e doçura, sim de doçura, porque um sorriso pode ser doce, porque um, simples, olhar pode ser generoso, gestos simples que por vezes fazem toda a diferença em muitos momentos da nossa vida.
Neste ano que está agora a começar gostava que todos nós trabalhassemos arduamente para construirmos um mundo melhor, se cada um fizer um pouco, esse pouco pode ser muito e isso faz toda a diferença:)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um blogue de sonho


Obrigado meu querido amigo sonhadoremfullime por mais este selo maravilhoso! Sinto-me bastante lisonjeada com este reconhecimento. Muitos beijinhos.
As regras que o acompanham são as seguintes:
  1. Publicar a imagem do selo, as regras e coloque o link de quem o passou;
  2. Enumerar 1 sonho que ainda espera alcançae, e confidencia-lo aqui:http://sonhoemmim.blogspot.com/;
  3. Passe a 5 blogues que os considere um blogue de sonho e avisá-los do prémio.

Os blogues que eu considero de sonhos são muitos, contudo, como tenho que escolher só 5 vou menciona-los abaixo.

http://mosaicos-cida.blogspot.com/

http://atomovida.blogspot.com/

http://tatuagens-carla.blogspot.com/

http://viagemdossentidos.blogspot.com/

http://diariodumpensador.blogspot.com/

No final quem sabe não haverá uma surpresa, para o sonho mais surrealista, ou surpreendente!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Blog 5 Estrelas


Minha querida Luz, agradeço do fundo do coração que te tenhas lembrado de mim para mais este desafio, neste mundo da blogesfera, abraceio-o com muito carinho. Esta é mais uma estrela de Luz que tu fazes brilhar no meu cantinho, obrigado linda.
As regras que o acompanham são as seguintes:
  1. Publicar a imagem do selo, as regras e o link de quem o passou;
  2. Enumerar as 5 músicas preferidas de sempre;
  3. Passe a 5 blogues que ache 5 estrelas e avisa-los do mesmo;

Nomear 5 músicas não é tarefa fácil, pois eu tenho tantas preferidas! Os blogues que vou nomear, não vou nomear por ordem de preferência, contudo, todos os que passarem pelo meu cantinho podem pegar este desafio, pois, todos são merecedores deste selo 5 Estrelas.

Os blogues que vou nomear são:

Diário dum pensador

Cantinho pequenino

Sonhador em Full Time

Àtomo Vida

Mosaicos

Sair das palavras

Clips de Vidro

Sonho em mim

Tatuagens

O que possuímos verdadeiramente


Já iniciamos o novo ano! O ciclo mentêm-se, renovam-se as esperanças e os sonhos, aguardo com expectativa o que a vida têm para me oferecer nesta nova estapa. Hoje, em muitos momentos deparei-me com sentimentos contorversos, onde a razão e o coração não encontram acordo, por incrível que pareça assim como a atenue fronteira entre o que é legal e o que é ético, a nossa alma faz a fronteira entre a razão e o coração. Mas o que é isto a "VIDA"? Muitas vezes me deparo com esta eterna questão, pobre mortal em desconhecimento, vivemos numa insaciavel ambição por uma carreira de susseço, uma casa maior, um carro mais confortável e seguro, enfim, sinto que a insastifação faz parte de nós, como nós mesmos.
Contemplo o mar, vagueio pelas ruas, OLHO AO MEU REDOR, e penso: nada do que pensamos ter é nosso, nada nos pertense, tudo é efémero, especialmente, a VIDA. Se a maior dádiva que possuimos, a vida, é passageira e não nos pertence, porque muitas vezes deixamos que o sentimento de posse tome conta de nós. O egoismo do amor vai muito além do que é certo ou errado, do que achamos ser melhor para nós, pode ser o pior para os outros.
Por incrível que pareça o meu olhar sobre a vida está a mudar, mesmo sem eu planear ou projectar, hoje sinto que nada me pertence, nada é meu, nem os seres que nasceram de mim, eu própria a qualquer momento vou deixar de existir, de pertencer ao que nunca pertenci verdadeiramente.
HOJE aprecio as nuvens, são um fenómeno da natureza realmente extraordinário, a sua beleza é singular e os seus formatos são sempre imprivisíveis. A natureza é assim, possui a capacidade de nos surpreender todos os dias. É esta imprevisibilidade que a torna única, num momento posso assistir a um acto mais cruel e de seguida a um acto mais bondoso. Nós bem tentamos prever o que vai acontecer estudamos a natureza e os seus fenómenos, mas é impossivel prever o imprevisível...
Eu acredito com veemência que a beleza da natureza deve ser desfrutada sempre que possível, chamando-lhe a tal "boa demência" que nos faz viver melhor, que nos dá sentido.
Porque afinal, o que nós possuimos é o que contemplamos, o que somos, as acções que cometemos, o que podemos mudar: é o que temos dentro de nós mesmos, a nossa essência tornármo-nos pessoas melhores mais justas, mais coerentes, com mais amor, mais solidárias e acima de tudo, com uma boa dose de humildade...