segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Balada da Neve


Nestes dias em que a neve se faz surgir em muitos pontos do país, recordei uma balada fabulosa que me acompanha desde a minha infância.




Batem leve, levemente,
Como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.



É talvez a ventania:
Mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia,
nos pinheiros do caminho...


Quem bate assim, levemente,,
Com tão grande leveza,
Que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, não é gente,
nem vento com certeza.


Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há tanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!


Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente, quando passa,
os passos imprime a traça
na brancura do caminho...


Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duz pezinhos de criança...


E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem defenidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...


Que quem já é pescador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!
Porque padecem assim?!...



E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

(Augusto Gil)

6 comentários:

  1. Boa noite susana,
    muito apropriado o tema.
    Obrigado pela participação no sonho em mim.

    ResponderEliminar
  2. Excelente poema que ainda hoje navega na nossa mente.

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Lindo!!!
    Vocês aí com essa neve e a gente aqui no Brasil com um calor de 40 graus...

    Esse mundo é realmente muito grande e belo!

    Já estive na Europa por 3 ocasiões, e nos Estados Unidos em uma, mas ainda não conheço a neve... Dizem que ela só é bonita mesmo em Cartão Postal... Será? Acho que não... Tudo que Deus criou é sempre lindo.

    Aí onde você mora, imagino não estar nevando... mas deve estar bem frio!

    Guilherme, meu filho mais velho, está indo essa semana para a Europa e China a serviço. Creio que ele vai pegar muito frio, principalmente na China (brasileiro como não está acostumado com frio de verdade, sente mais frio ainda...Rsrsrs)

    Engraçado, também já conhecia essa linda poesia que você postou... por aqui também a recitamos, apesar da falta de neve...

    Um beijo no seu coração e te cuide para não gripar!

    Sua amiga de além mar

    Cid@

    ResponderEliminar
  4. Já nem me lembrava o que batia levemente, apenas me lembrava da primeira parte do poema.

    ResponderEliminar
  5. Só para deixar um prémio para levantar no clipsdevidro.
    Bj e bom fim de semana.

    ResponderEliminar