sábado, 5 de dezembro de 2009

A desilusão

A desilusão é dos sentimentos mais repetitivos pela Humanidade. Causado pela ilusão, é uma espécie de decepção decorrente de uma experiência negativa. Da qual se sai magoado, ferido, angustiado. Está quase sempre relacionado com o momento em que nos enganamos a respeito de algo ou de alguém em que alguma vez (seja em que momento for) acreditámos. Na maior parte das vezes está relacionado com o amor.


O amor, aquele sentimento tão sublime, mas tão abstracto, considerado o mais forte de todos e também o mais essencial. Sentimento que intercala momentos de extrema felicidade (onde nos sentimos caminhar nas nuvens, onde só pensamos em determinada pessoa, em que vivemos o tal momento com imensa intensidade), com momentos de extrema tristeza, desilusão, angustia em que nos sentimos sozinhos no mundo, perdidos como se vagueássemos pelas ruas cinzentas completamente desertas. Somos consumidos pela dor, pela insatisfação e por fim por alguma revolta.

Ao longo da nossa existência muitas são as vezes em que tudo se repete...Esse sentimento tão revoltante persegue-nos, parece uma sombra escondida.
E no fim de tantas ilusões e desilusões, o mais difícil é voltarmos a iludir-nos, é voltar a acreditar...

12 comentários:

  1. Ola mana!
    Adorei o texto e acima de tudo é a realidade que nos deparamos todos os dias, a desilusão é o sentimento mais triste que nos faz sentir traidos e enganados.
    Ja sofri varias desilusoes com pessoas k achava que conhecia confiava e entregava-me de coraçao porque achava que eram como...
    mas como o ditado diz quem ve caras nao ve coraçoes e eu fique muito mal.
    Beijos grandes mana tu sim munca me desiludes o amor de irmaos é o mais lindo e o mais verdadeiro que existe.

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana, a desilusão como tu a descreves-te na perfeição é mágoa...
    Talvez, a única forma de contorná-la sem poder trespassá-la será mesmo e únicamente não nos deixarmos afundar na sua total dimensão.
    Ela existe em todos caminhos da nossa vida pessoal e profissional...
    Só temos é de ter força e ultrapassar cada momento desse tipo.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana

    Adorei o teu texto é lindo desmais ja li vezes sem conta até chorei porque este tema mexe muito comingo eu desiludi a pessoa mais importante da minha vida a pouco tempo e fila sofrer muito isso era ultima coisa que eu queria nesta vida eu arrempendo-me todos os dias e vou-me arrempeder para o resto da vida do que fiz mas o que me custa mais è que nós confiamos na pessoas e tratamo las bem demais depois elas desiludem -nos e faze nos mal. De confiar e acreditar tanto nas pessoas eu tenho sofido muito na vida.
    Tens umas frases no teu texto que é "angustia em que nos sentimos sozinhos no mundo, Somos consumidos pela dor, pela insatisfação e por fim por alguma revolta" é assim que eu me sinto sozinho e perdido e cheio de dor e sofrimento.

    Eu pergunto-te será que essa pessoa me pode perdoar Susana

    Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!...

    ResponderEliminar
  4. Olá Kobe,

    O que eu mais te queria dizer era "que sim que essa pessoa te vai perdoar", no entanto é algo complexo demais. Peço-te com todo o meu coração para que não percas a fé, e não te martirizes com o facto de teres desiludido alguem. Nós somo faliveis, nós falhamos e erramos muito, temos que perdoar para sermos perdoados. E eu sei que se essa pessoa souber o quanto a amas e é importante para ti, te vai perdoar é só uma questão de tempo.

    Sussega o teu coração e a tua alma, e continua com a esperança que tudo irá correr bem. Espero ter-te ajudado com estas palavras.

    Beijinho boa semana

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana

    Adorei tanto teu texto que vou fazer mais uns comentários espero que não te importes...

    As desilusões fazem nos pensar que tudo acabou que mais nada vale pena e entregamo nos a esse sentimento, dificilmente podemos receber a felicidade e alegria que nos rodeiam porque o nosso coração esta a sofrer.

    A desilusão causa grandes danos dentro de nós porque não estamos preparados para as desilusões e quando elas aparecem é sempre pelos piores motivos...

    A desilusão é um sentimento que faz doer o coração.
    Coração que fica arrasado e desfeito, sufocado em tanta dor que me atormenta por dentro.

    ResponderEliminar
  6. Olá Kobe,

    fico feliz que tenhas gostado do meu texto... Mas não quero que fiques mais sensivel e triste quando o lês ok?
    Quero transmiter-te a ti e a todos os que leem os meus textos algo positivo.

    A desilusão é mais um sentimento passageiro, graças a deus, porque senão iriamos rápidamente ser consumidos. Mas nós somos fortes e rápidamente damos a volta por cima...até tudo se repetir de novo.. é a lei da vida Kobe temos que aceitar isso..

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana

    Nem imaginas quanto as tuas palavras me dão esperança e força porque á alturas que não aguento pensar que essa pessoa tem uma ideia errada de mim isso magoa-me demais eu sofro demais eu nunca na vida quis magoar e nunca mas magoei e desiludia e tenho noção disso.

    Beijo boa semana

    ResponderEliminar
  8. Olá Susana

    Desilusão, palavra com um significado bastante forte, um sentimento que faz doer o coração, que acredito que todos nós em algum momento da nossa vida já a vivemos. Desilusão é quando nos enganámos sobre algo ou alguém que em um momento qualquer acreditámos. A desilusão desgasta, magoa e promove rupturas de histórias que foram construídas ao longo de dias, meses e muitas vezes anos. É duro conviver com a desilusão, levamos tempo a superar, ficando sempre aquela “cicatriz”. Mas isso acontece porque somos facilmente seduzidos pela expectativa. Existem todo o tipo de desilusões, estas podem ser do foro amoroso, numa amizade, com a família, com o trabalho, connosco próprios, com o mundo, com a vida, enfim imensas coisas podem provocar-nos a mais profunda desilusão. Mas é assim a vida, todos nós passamos por fases de grande entusiasmo e por fases de grande desilusão. Conviver com a desilusão é realmente devastador para o ser humano, mas considero que o mais importante é superá-la. Não é uma tarefa nada fácil, requer bastante força de vontade, é essencial uma grande dose de pensamento positivo, uma grande dose de auto-estima, e tentar ver que o que nos acontece por pior que seja tem sempre o seu lado positivo. Faz-nos reflectir e provoca a mudança. É a aprendizagem pela dor vivida, a desilusão sentida e sofrida que nos fortalece. De certa forma as desilusões são necessárias para darmos importância àquilo que realmente vale a pena, são lições de vida. Mas para que não voltem a acontecer é necessário estar atento, guardando a nossa vida e a nossa felicidade como o mais profundo tesouro. Para mim a melhor forma de ultrapassar uma desilusão, seja de que natureza for, é enfrentá-la e procurar aprender com o que passámos mas nem sempre tamos preparados para enfrenta la as vezes queremos mas não conseguimos por que nos faltam forças e apoio.

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana!

    Desilusão? Isso diz-me muito.
    Também já desiludi uma pessoa que não queria, e quando isso acontece desiludimo-nos a nós próprios.
    Acho que é mais fácil enfrentarmos o facto de termos desiludido alguém do que ultrapassar a desilusão que criamos em nós próprios com esse acto.
    Mesmo depois de termos sido perdoados ainda não nos conseguimos perdoar a nós próprios pela dor que causamos no outro.
    Quando os nossos actos nos desiludem a luta para enfrentar essa dor é terrível, mas não impossível.

    Apenas somos felizes se não guardarmos desilusões de nós mesmos, essas sim, têm que ser bem ultrapassadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana,
    Este tema, a desilusão..., é terrível quando nos desiludimos ou, quando desiludimos alguém sem termos tido essa intenção, sem nunca querermos ter magoado, e antes pelo contrário, querermos sim mostrar que não somos aquilo que o outro diz que somos. Mas há um momento em que também sentimos que não temos que mostrar nada a ninguém..., a primeira pessoa a quem temos que mostrar alguma coisa é a nós próprios e, àqueles que de facto nos amam incondicionalmente, que sabem bem quem e, como somos, seja a nossa família, seja os nossos amigos, esses sim merecem tudo de nós, mas quem não nos deixa dizer o que sentimos e como nos sentimos perante certas situações que mesmo sendo "falsas" mexem connosco e, sentimo-nos profundamente desapontados como eu costumo dizer porque confesso que tento não me iludir, mas no fundo todos criamos expectativas e acabamos por sofrer, mas dói sermos tomados pelo que não somos, dizerem que somos o que não somos, custa muito, é injusto, fere-nos, por vezes, acabamos por reagir porque já não aguentamos tanta dor.
    A melhor forma de facto é enfrentar a situação e seguir em frente, se nos quiser ouvir e, tentar também perceber-nos e fazer-se perceber óptimo, defendo sempre o diálogo, mas se não o quiser, não podemos obrigar, fica a doer, no entanto, acredito que o tempo é um grande mestre e há-de ajudar..., tenho essa esperança e, por isso não quero deixar de acreditar e, tudo isto faz parte do nosso crescimento e aprendizagem que será uma constante até ao fim da nossa vida e, quem se recusar a aprender ficará muito aquém do sentido da vida e do que a mesma nos interpela diariamente. Aprendemos uns com os outros, com os nosso erros e também com os dos outros e, temos que nos perdoar a nós e aos outros, é importante que o saibamos fazer. Eu já perdoei e, não só uma vez e, não fiz para me sentir bem, mas sempre que o faço é acima de tudo pelo outro, agora se o outro é capaz de me dizer que nunca perdoa, isso já é com ele, quem sou eu para julgar!

    Bjo e aproveito para dizer que podes ir buscar também o selo, quem quiser pode ir pegar :), creio que é mais justo e, sempre farei assim e, já tenho mais dois para colocar :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Luz,

    agradeço do fundo do meu coração as tuas palavras, acho que podes imaginar o quanto me foram importantes.

    Agradeço igualmente a tua luz no meu blogue sem ela este espaço não seria o mesmo.

    Beijinho acompanhado de um xi-coração apertadinho

    ResponderEliminar
  12. Olá menina do cantinho,

    obrigado pelas tuas palavras, concordo em pleno com tudo o que aqui escreves. A vida é tão simples, mas ao mesmo tempo tão complicada...porque nós somos seres repletos de sentimentos e por vezes eles entram em choque, connosco e com os outros.

    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar