terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A rapidez da vida

Actualmente a sociedade avança a um ritmo avassalador. O que não podia ficar indiferente a esta realidade é a rapidez com que as paixões e os relacionamentos acontecem. De facto, actualmente, as paixões e as relações são vivenciadas com a mesma correria com que vamos apanhar o metro ou o transporte que nos conduzirá a algum lugar, a esse lugar onde nenhuma paixão nos levará. Tudo acontece tão rápido que não dá tempo para entender o que de facto aconteceu. Bem, eu entro em pânico só de imaginar como será viver daqui a algumas décadas, se este ritmo acelerado teimar em se enraizar nas nossa vidas, como de facto já está a acontecer. Sinto que cada vez estaremos mais sozinhos, as relações serão muito céleres e fugazes o conceito de família cada vez mais será uma luz ao fundo do túnel. Particularmente, não é este o mundo que eu gostaria de viver, sinto que não estou talhada para participar numa sociedade cada vez mais virada para o ter, e não ter o que fazer.
Muito se fala de crise financeira, contudo, o que mais me preocupa é a crise de valores, não existem armas nem soluções à vista para combater a pior crise da sociedade. A evolução é positiva e necessária em todos os factores, no entanto, tudo deve ter regras e limites e muitas vezes essas mesmas regras não são respeitados. Hoje, os valores humanos são pouco valorizados na sociedade, as pessoas viraram números, a competitividade é feróz, não existem meios para alcançar os fins. A sociedade actual, infelizmente, só se preocupa com futilidades, aparencias e estatutos, numa procura constante da mudança e da perfeição aparente. Com algumas reservas, aguardo com expectativa as próximas décadas, se eu ainda fizer parte, integral, deste mundo complexo.

5 comentários:

  1. Olá Susana!
    Com muita pena minha tenho que concordar com este texto.
    Com grande frequência vemos pessoas adiarem projectos pessoais para concretizarem os profissionais. Aliás, atrevo-me a dizer que já confundem vida pessoal com profissional.
    Infelizmente esta é a realidade em que vivemos. Pessoas a adiarem a constituição de familia ou a preservação dela por valores materiais.
    Não faltará muito tempo em que para se saber o significado de família, amigos, amizade, amor, carinho e tantos outros conceitos importantes será necessário recorrer ao dicionário.

    Beijinhos

    Reflexão muito importante de uma realidade negra na minhha opinião

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana

    Este teu texto e muito lindo e tudo o que diz è pura das verdades nós não temos nocão da rapidez da evolução que a vida tem nos dias de hoje e os beneficios e prejuizos que isso nos traz.

    O valor das coisas não esta no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inesplicáveis e pessoas incomparáveis na vida de cada ser humano..

    Bom continuação de dia beijo kobe

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana,
    um texto com toda a pujança da realidade que nos cerca.
    Um impressionante testemunho dos nossos dias.
    Obrigado pelo comentário que deixou no meu espaço.

    beijo

    ResponderEliminar
  4. Tudo nesta vida, neste mundo tem o seu ritmo só nos cabe a nós a sua aceitação linda.
    Com tudo isso vamos vivendo ou sobrevivendo.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana,
    Este texto toca em pontos muito importantes da realidade que se vive. E, de facto a crise de valores é assustadora, hoje olhamos à nossa volta e o que se vê é uma tamanha promiscuidade, as pessoas confundem sentimentos com outras coisas, confundem o avanço, o progresso com coisas ainda piores e, deixam-se ir no andamento e, entram por caminhos pouco próprios, brincam com pessoas não se dando conta do mal que estão a fazer não só aos outros, mas em primeiro lugar a elas próprias, enfim, sinal dos tempos..., ou, antes das cabeças fracas..., creio que só quem souber para onde quer caminhar e com quem, saberá gerir este avanço, esta correria, quem não tiver cabeça vai perder-se... e, será uma pena, mas cada um é livre de fazer as suas escolhas, por vezes, não são as melhores, mas temos de respeitar mesmo que não estejamos de acordo.
    Há que viver com calma e fazer o nosso caminho, acompanhar o tempo sem abdicar das nossas convicções.

    Bjo com muita Luz

    ResponderEliminar