segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Paciência

Os grandes momentos da nossa vida vêm por si mesmos, não faz sentido procura-los. Ao longo da nossa existência há sempre uma hora de partida mesmo quando não existe lugar certo para ir. Pegando nestas duas afirmações sou invadida por uma necessidade, a necessidade de ser paciente.
A paciência é algo que está dentro de cada um de nós, na nossa mente que precisa de ser trabalhada para que possamos mudar de atitude nos diversos âmbitos da nossa vida, como, no âmbito social ou no particular.
Afinal, tudo o que possamos fazer com paciência tende a obter resultados mais eficientes, a pressa possibilita acarretar resultados negativos, enquanto que a paciência vive lado a lado com a excelência. Ao utilizarmos a paciência somos levados à reflexão a partir dessa reflexão tornamo-nos mais serenos, essa serenidade proporciona-nos paz de espírito, a paz de espírito que todos precisamos para viver. É claro, que muitas vezes ao longo da nossa vida somos confrontados com duros golpes o que nos dificulta a conservação da paciência, mas se nós consegirmos agir com fé e esperança é sem dúvida um bom auxilio para que todos esses golpes sejam de certa forma atenuados. As pessoas amarguradas, impacientes possuem uma tendência menor para resolver problemas, entregam-se mais facilmente aos problemas, o que os pode tornar pessimistas.
Já as pessoas pacientes, têm tendência a esperar pela melhor solução para os seus problemas, são consideradas pessoas optimistas e inteligentes, pois, para além de possuírem essa grande virtude que é a paciência tendem a possuir uma maior capacidade na aceitação do outro, que é algo, que requer muita paciência.
Ao longo da nossa exitência devemos cultivar as nossas qualidades e não as nossas singularidades...

11 comentários:

  1. Torna-se difícil às vezes agir dessa forma, mas faço por isso.

    A maturidade ensina que a paciência é uma virtude, e isso vem com o nosso crescimento intelectual.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Ola mana!
    A paciencia nao é das minhas maiores virtudes...lol
    Mas ao longo da vida e com todas as dificuldades que vão surgindo vou a aprendendo a gerir esse meu defeito, porque para mim é defeito e muitas fezes cometo erros que depois me arrependo por nao ter sido paciente no momento certo.
    beijinho grande mana

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana concordo perfeitamente com tudo o que disses te no teu texto.

    A paciência é uma qualidade que nem todas as pessoas dispoem.
    Ás vezes precisamos de um pouco de paciência. Paciência conosco, paciência com o próximo, paciência com as situações do dia a dia mas nem todas as pessoas sabem lidar com este assunto porque muitos não a tem...
    Se aprendermos a ter paciência, saberemos como comer, como pensar, como trabalhar, como estar sozinho, como fazer amizades, como viver uma vida verdadeira sentimo nos em paz conosco próprios o que é muito importante. Sem paciência, dissipamos nossa energia e ficamos irritados e cansados e sem vontade de nada nem de ninguem tornamo-nos chatos pessimistas.

    Beijo kobe Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Kobe,

    De facto trabalhar a paciência em cada um de nós é uma arma fulcral para que consiguemos ultrapassar muitos momentos das nossas vidas, especialmente, quando não nos encontramos a 100%.

    Mesmo que em muitos momentos das nossas vidas nós nos sintamos perdidos nunca deveremos perder a calma e a paz interior, mesmo que tenhamos que recorrer a meios superiores.
    Nenhuma noite é longa demais porque o sol nascerá sempre no dia seguinte. Perder a fé e a esperança só agrava o nosso estado de alma. Se algum dia te sentires perdido lembra-te que existe sempre uma dor superior à tua, embora a tua seja a mais importante porque é a que tu sentes, exitem dores incuraveis dificeis de ultrapassar. Guarda a fé e a esperança como duas perolas no teu coração pois se assim não for tudo será mais dificil.

    Lembra-te que Deus não nos dá mais sofrimento do que aquela que nós podemos suportar, e mesmo que te sintas num túnel sem luz, bem ao fundo uma estrela brilhará só para ti.

    Beijinhos

    Susana

    ResponderEliminar
  5. Kobe, por lapço onde está escrito "dificil" era para estar mais "facil".

    Espero que entendas a mensagem

    ResponderEliminar
  6. Ola Susana
    Simplesmente maravilhoso, o que para quem diz que não escreve bem é algo inacreditável.
    Belo texto, profundo, verdadeiro, sentido.
    De facto, há sempre uma luz!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá Ricardo,

    agradeço desde já a tua passagem pelo meu blog, de facto já tinha sentido a falta dos teus comentários.
    Quanto ao escrever bem,bem, por vezes até me saem umas inspirações giras:). A luz existe sempre em cada um de nós, se tivermos essa certeza tudo será sempre mais facil.


    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  8. Amiga, venho desejar um fantastico 2010, que o novo ano seja o melhor possivel.
    bj.
    MARIA

    ResponderEliminar
  9. Sensibilizado pelo teu belo gesto, volto aqui para te agradecer e desejar um bom 2010, que os teus desejos sejam realizados.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  10. Querida Susana,
    Não vou já comentar este texto, assim como tenho ainda em rascunho outros comentários aqui para o teu espaço, mas não farei hoje, desculpa..., hoje morri um pouco ou, tanto...

    Agora quero agradecer-te os teus comentários nos meus espaços, gosto muito de te receber, quero felicitar-te pelo que escreves, pelo teu sentir e pensamento e, desejar-te o melhor do mundo para o novo ano que está prestes a começar, ambas sabemos que nunca é fácil, mas seguimos, continuamos nem que tenhamos que fazer o nosso caminho sozinhas...

    Um grande beijinho de Luz

    ResponderEliminar
  11. Ola Susana.
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelos Parabéns ;)
    Tens que falar com o Sonhador Full Time.. só a partir de Janeiro é que estará á venda..
    Vale a pena o ler A Traição de Psiquê, tem textos mts bons e envolventes.. de certeza que ias gostar!

    Aproveito para também lhe desejar Uma Boa Passagem de ano, com alegria e optimismo de um ano novo..
    Uma boa continuação..
    Beijinhos

    ResponderEliminar