domingo, 3 de janeiro de 2010

O que possuímos verdadeiramente


Já iniciamos o novo ano! O ciclo mentêm-se, renovam-se as esperanças e os sonhos, aguardo com expectativa o que a vida têm para me oferecer nesta nova estapa. Hoje, em muitos momentos deparei-me com sentimentos contorversos, onde a razão e o coração não encontram acordo, por incrível que pareça assim como a atenue fronteira entre o que é legal e o que é ético, a nossa alma faz a fronteira entre a razão e o coração. Mas o que é isto a "VIDA"? Muitas vezes me deparo com esta eterna questão, pobre mortal em desconhecimento, vivemos numa insaciavel ambição por uma carreira de susseço, uma casa maior, um carro mais confortável e seguro, enfim, sinto que a insastifação faz parte de nós, como nós mesmos.
Contemplo o mar, vagueio pelas ruas, OLHO AO MEU REDOR, e penso: nada do que pensamos ter é nosso, nada nos pertense, tudo é efémero, especialmente, a VIDA. Se a maior dádiva que possuimos, a vida, é passageira e não nos pertence, porque muitas vezes deixamos que o sentimento de posse tome conta de nós. O egoismo do amor vai muito além do que é certo ou errado, do que achamos ser melhor para nós, pode ser o pior para os outros.
Por incrível que pareça o meu olhar sobre a vida está a mudar, mesmo sem eu planear ou projectar, hoje sinto que nada me pertence, nada é meu, nem os seres que nasceram de mim, eu própria a qualquer momento vou deixar de existir, de pertencer ao que nunca pertenci verdadeiramente.
HOJE aprecio as nuvens, são um fenómeno da natureza realmente extraordinário, a sua beleza é singular e os seus formatos são sempre imprivisíveis. A natureza é assim, possui a capacidade de nos surpreender todos os dias. É esta imprevisibilidade que a torna única, num momento posso assistir a um acto mais cruel e de seguida a um acto mais bondoso. Nós bem tentamos prever o que vai acontecer estudamos a natureza e os seus fenómenos, mas é impossivel prever o imprevisível...
Eu acredito com veemência que a beleza da natureza deve ser desfrutada sempre que possível, chamando-lhe a tal "boa demência" que nos faz viver melhor, que nos dá sentido.
Porque afinal, o que nós possuimos é o que contemplamos, o que somos, as acções que cometemos, o que podemos mudar: é o que temos dentro de nós mesmos, a nossa essência tornármo-nos pessoas melhores mais justas, mais coerentes, com mais amor, mais solidárias e acima de tudo, com uma boa dose de humildade...

5 comentários:

  1. Susana,
    que soberbo texto sobre a vida.
    Estou plenamente de acordo. O que é a vida? Será um retalho de momentos? Ou um momento de retalhos?
    Questiono-me muito sobre o assunto e penso: Porque amo quem não quero?
    Porque estou onde não quero?
    Porque escrevo o que não quero, mas queria?
    Porque penso no que não devo?
    Porque não convivo por aqueles que já partiram. Aqueles a quem a faca do destino cortou a fita da meta tão repentinamente, tão inesperadamente. Aqueles que num alento esforçado esticaram a cabeça para ver mais alto. Aqueles que não precisam apalparem o cimo dos armários às cegas, não o tacto do pó misterioso, mas para ver ao mesmo nível. Orgulho o de um dia estar ao mesmo nível do tecto dos armários. Ficar hirto, não levantar a cabeça para os sonhos nem apontar o queixo para as desilusões que circundam pelos pés.
    Só em frente. Tão-somente.
    Só em frente? E porque recuo?
    Tenho de viver sem o peso da consciência que me amordaça os braços. Depende só de mim abrir a caixa de Pandora que escondo dentro.

    Será isto a vida?
    Não te sei responder amiga.


    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana

    Um texto muito verdadeiro muito sensivel e muito maravilhoso como todos os teus textos é lindo ver a maneira como escreves e alegria com que o fazes.

    Nós os seres humanos apenas estamos a passar umas férias nesta vida por um tempo que ninguem sabe qual vai ser, pode ser muito tempo ou pouco ninguem o sabe ao certo ninguem tem essa certeza e que nós por muitas vezes durante a nossa curta vida não sabemos aproveitar esse tempo da melhor maneira possivel por sermos egoistas por pensar-mos so em nós e não termos humildade suficiente para aproveitar a vida da melhor maneira possivel.
    A vida e tão curta para não a sabermos aproveitar mas ninguem a sabe aproveitar da melhor maneira mas nunca devemos esquecer uma coisa a vida é maravilhosa se não se tiver medo dela.

    A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável.

    Beijinhos Susana boa semana

    ResponderEliminar
  3. Querida Susana,
    Mais um belo texto que comentarei mais tarde, agora passei por aqui para dizer que tens um mimo, um selo/desafio no meu animalucemia, podes ir buscar, como todos os outros que queiras e já lá estejam :)

    Abraço apertado e Bjo de Luz

    ResponderEliminar
  4. Olá Kobe,

    Incansável tu és a ler e a comentar os meus textos, não imaginas como me sinto orgulhosa.

    Mas sabes, tu tambem escreves muito bem, denoto isso nos teus comentários, já pensas-te em fazer um blogue? Deixo-te aqui um desafio, prometo que serei uma leitora assidua do teu espaço.

    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana

    Obrigado pelas tuas doces e maravilhosas palavras Susana ja pensei nesse assunto várias vezes mas quem sabe um dia quando me sentir melhor... tu entendes que neste momento é um pouco dificil mas quem sabe um dia mais tarde. Mas um dia destes vou escrever um texto para ver que me dizes mas tenho pensar primeiro qual o assunto que vou escrever. Ou então deixo-te um desafio para mim escolhe um tema para eu escrever...

    Beijinhos Susana
    Boa semana trabalho e leitura
    Amanhã ca estarei no teu blog como todos os dias para ver novidades Bjs

    ResponderEliminar