terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pessoas singulares


Actualmente, vivemos uma crise de valores sem precedentes, valores éticos, morais e até religiosos aos poucos estão a ser banidos da nossa sociedade. Talvez este fenómeno esteja a ser mais evidenciado pela questão da globalização, ou simplesmente porque é bastante trabalhoso cultivar e preservar o que para mim é fundamental para se ser um ser humano. Nós seres mortais não somos só detentores de um corpo que podemos manipular, alterar por questões de saúde, ou tão simplesmente, por pura presunção, nós somos detentores de uma alma de um coração, não o órgão em si, porque esse só se limita a bater, bater, bater para nos manter vivos. O coração é muito mais do que isso, assim como a nossa alma que é algo invisível, muito menos palpável, mas é a nossa maior riqueza. Nesta sociedade onde vivemos actualmente, regularmente, descubro o destaque de alguns seres, não pela sua beleza exterior, facilmente conseguida, mas pela beleza da sua alma.

Não tenho dúvidas de que esta crise de valores dá a oportunidade para que muitos de nós nos destaquemos, pelo que somos verdadeiramente, pelo nosso papel na sociedade, pelos valores que conservamos, pelos sonhos por que lutamos. Enfim, por tudo o que de mais belo, maravilhoso e único existe em nós e que nos possibilita sermos pessoas singulares e diferenciadas, pessoas puras e verdadeiras na sua essência, pessoas ricas em luz e paz, e que saibamos enrriquecer o universo se forma gratuita e natural. Porque para mim esse é o verdadeiro sentido da vida, é para isso que nós somos concebidos e se nós somos concebidos por uma acto de amor, é o amor que deve premanecer em nós em todas as vertentes, em todos os sentidos. Amar o desconhecido, porque não? Um desconhecido pode ser um amigo que não conhecemos, sermos generosos, atenciosos, genties, cordiais com gestos de ternura e doçura, sim de doçura, porque um sorriso pode ser doce, porque um, simples, olhar pode ser generoso, gestos simples que por vezes fazem toda a diferença em muitos momentos da nossa vida.
Neste ano que está agora a começar gostava que todos nós trabalhassemos arduamente para construirmos um mundo melhor, se cada um fizer um pouco, esse pouco pode ser muito e isso faz toda a diferença:)

6 comentários:

  1. Lindas e verdadeiras palavras...
    Concordo plenamente com você, e que em nossas vidas reine o verdadeiro AMOR em suas mais diversas formas e nuances.
    Tenha um lindo dia

    Cid@

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana!
    Uma importante reflexão no inicio de um novo ano. Já que a nossa personalidade é cada vez mais moldada segundo os valores que são importantes para os outros e segundo aspectos que nos fazem destacar na sociedade numa vertente bastante profissional e não pessoal como deveria ser.
    Acredito que as pessoas sentem falta destes valores que falas, desde os éticos, religiosos e morais, entre muitos outros. Apenas os deixam para segundo plano, um plano que nunca chega a ser alcançado, simplesmente porque não querem que seja para elas uma prioridade.
    Que mundo este em que vivemos!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Susana,
    Permita-me a referência, mas na realidade e por condições que não controlamos, existem “almas” que nos entendem e que nós alcançamos, apesar da distância física.
    Leu-me o pensamento, pois estava precisamente a escrever um texto que se debruça sobre o mesmo assunto.
    Embora o meu vá um pouco mais longe e ainda o irá mais, pois espero a contribuição da nossa querida amiga Luz, para o complementar, o essencial é exactamente o que transmite.
    Na realidade, nós humanos estamos “doentes” por uma sociedade egoísta e hipócrita.
    E a hipocrisia é uma doença vadia. Dissimulada ela depressa corrompe. Impregnada contagia. Ninguém está livre da tentação e até mesmo da sua apreensão. Faz parte da cultura e dos malditos costumes que habitam os nossos mais recônditos esconderijos e que nos negamos a admitir pela cidadela, pelo vigor da vaidade.
    É como uma erva daninha subtil que das suas entranhas derrama as suas raízes em qualquer buraco do nosso alicerce. Como uma praga assola e grude na tua pobre, desprevenida, distraída e ingénua alma.
    A hipocrisia é irmã trigémea da presunção e do orgulho. Amiga íntima da soberba, e prima da insensatez.
    O terapeuta da hipocrisia é o Dr. Stress Esquizofrénico com quem mantém relações incestuosas no consultório com um retrato de Hipócrates na parede.
    Hipocrisia é desejar chuva quando se quer sol, é permanecer na solidão quando se deseja companhia. É almejar estar na escuridão da noite quando o que mais queríamos era estar na clareza do dia.
    Hipocrisia é encher a face de máscaras, para proteger o rosto das carícias do vento, esconder a melancolia, disfarçar a dor da confiança perdida, desprezar o nascimento de uma criança não querida.

    Fico à espera do seu sonho…

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Todos somos poucos para construir um mundo melhor. Somos como gotas no oceano, mas o pouco que fazemos fará sempre diferença para melhor.
    Bonito texto.
    bjinho

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana

    Um tema muito interessante este que escreveste no teu novo texto que nos indica os problemas da nossa sociedade a maneira como os vemos no nosso ponto de vista e maneira como reagimos a eles e tenta-mos viver com eles. Temos de aprender viver numa sociedade com tamanho problemas tanto no aspecto economico visto existir uma grave crise tanto nivel nacional como a nivel mundial, que tem originado uma maior criminalidade, vandalismo em que as pessoas recorrem a meios faceis para ganhar a vida mas tambem no aspecto religioso visto existir hoje em dia uma grande guerra no que diz respeito a religião mundial, e nós seres humanos temos de saber viver dentro de estes problemas não so destes mas de muitos mais. Numa sociedade como esta cada vez mais as pessoas vivem para as suas familías para os seus lares em que tentam tar maior tempo possivel com seus entes queridos procurando paz, amor uma privacidade que não conseguem encontrar na sociedade em que vivem.

    Beijinhos Susana

    ResponderEliminar
  6. Estamos todos à correr, para chegar não sei onde e a vida passou a ser um imenso atropelo.

    Parabéns pelo blog,
    um beijo no seu coração!!!

    ResponderEliminar