quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Paixão


"Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força." La Rochefoucaul

Muitas poderiam ser as formas para descrever a paixão, contudo, escolhi a defenição que para mim é a mais encantadora.
A paixão é um sentimento excessivo, amor ardente, entusiasmo incompreensível e ao mesmo tempo grande mágoa, objecto de grande aferição e por vezes um vício dominador. É um estado de alma que provoca muitas alterações físicas e psicológicas.


Há cientistas que definem a paixão como descarga bioquímica que transporta no interior do nosso ser um misto de adrenalina e outras substâncias secretas que produzem uma confusão inebriante que nos deixa embriagados de amor.


Seja qual for a melhor definição, a paixão é um sentimento livre, puro, que nos atormenta e nos tira o sono. Acima de tudo, é um sentimento que nos consome e que nos leva a desejar alguma coisa/pessoa, com uma intensidade tal, que nos invade o pensamento e ocupa todos os recantos da nossa alma. A paixão acima de tudo é um sentimento especial, contraditório, eterno enquanto dura, forte e ao mesmo tempo frágil.


Quando estamos apaixonados sentimos uma sensação maravilhosa, a felicidade fica explicita no nosso olhar, nos nossos gestos, o mundo transforma-se num colorido especial e tudo parece possível de alcançar.
A paixão ao contrário do amor dura intensamente por pouco tempo, mas a estabilização no amor acontece na medida em que os amantes passam a ter uma visão autêntica da realidade do outro.


Todos nós queremos viver um grande amor e esse amor conter uma paixão, avassaladora, ainda melhor, nem que seja uma única vez...


Valiosos os relacionamentos que de uma grande paixão vão caminhando lentamente e vão consolidando o amor, sem a dimensão da conquista e nem o sentimento furacão, mas sólidos e intensos, que como diluindo a paixão a transformam em amor.

6 comentários:

  1. Dou por mim a pensar se será possivel descrever o amor numa só palavra?
    Não acredito que seja possivel. Grandioso demais para ser simplificado numa palavra.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A paixão! Talvez um dos sentimentos mais fortes do ser humano, não só debruçado sobre unica e exclusivamente outro alguém, mas também sobre coisas. Coisas materiais, ou não. Sobre a vida, sendo que, como viver a vida sem a paixão de viver?! Hum? Também não seria isso uma missão impossível?, ainda que por vezes percamos a vontade de viver... Contudo de repente algo desperta em nós de novo essa chama, a Paixão! E paixão por nós mesmos, ou então nunca teremos paixão por coisa alguma. bjinho adorei a tua reflexão Susana :)

    ResponderEliminar
  3. Olá menina do cantinho

    Quanto a mim o amor não se descreve nem em uma palavra nem em mil palavras, porque é o sentimento mais poderoso que um ser humano pode possuir. Por muitas palavras que possamos utilizar nenhuma chega perto à dimensão que é esse sentimento.

    Felizes aqueles que têm a capacidade para amar de uma forma pura e verdadeira, com toda a entrega do mundo...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É verdade Sandra, e tu sabes isso tão bem quanto eu . Eu tambem sou uma apaixonada pelo mar pelo sol, por tudo o que me rodeia neste universo maravilhoso, e claro está, por mim mesma. E já agora por pessoas como tu, que t~em uma forma de estar na vida que apaixona qualquer. Continua assim és uma grande mulher eu admiro-te muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do que aqui li,
    o amor viaja nas asas do inesperado.
    e não há palavras para descrever o que foi esta viagem Entre o céu e o mar.
    super beijo
    parabéns pelo espaço

    ResponderEliminar
  6. O amor é a coisa mais simples do mundo. As pessoas é que o complicam, quando lhe adicionam sentimentos mundanos, pois, na sua essência,o amor é tudo e sempre a resposta a todos os nossos enigmas.

    ResponderEliminar