domingo, 26 de julho de 2009

O meu olhar sobre a Sociedade Actual

A pobreza, entendida como um fenómeno resultante da escassez de recursos para fazer face às necessidades básicas e padrão de vida da Sociedade Actual, manifesta-se em Portugal como um fenómeno que tem origens no desenvolvimento do país e na adaptação ao rápido processo de modernização registado nas últimas décadas.
Nos últimos 30 anos a Sociedade Portuguesa tem vindo a sofrer transformações profundas que se prendem com a própria organização social do país. Mais jovens no ensino superior, novos modelos de família emergentes, mais mulheres no mercado de trabalho, mais e melhor rede de estradas, um sistema de protecção social mais abrangente, um sistema de saúde universal, uma economia mais estável, a entrada na União Europeia, entre outros exemplos que aqui poderia trazer das mudanças que, após o 25 de Abril de 1974, vieram colocar Portugal ao nível dos países desenvolvidos.
Contudo, as sociedades actuais encontram-se em constantes mutações, com traços característicos diversos, desde as alterações demográficas, familiares, sociais e económicas aos crescentes progressos tecnológicos e à intensificação da concorrência Internacional. Porém, nelas continuam-se a arrolar problemas estruturais que demonstram a importância de reforçar o problema da inclusão social no programa estratégico da União Europeia e de cada um dos Estados-Membros.
Muitas têm sido as estratégias adoptadas pelos sucessivos governos em Portugal, contudo, tem sido difícil ultrapassar esta realidade. No topo de prioridades do executivo estão medidas como, o apoio às famílias carenciadas como o RSI (Rendimento Social de Inserção), apoio aos idosos como o Complemento Solidário e o programa de formação e qualificação como as Novas Oportunidades que visa qualificar grande parte da população Portuguesa.
Termino esta análise, com duas frases que fazem parte da minha filosofia de vida.

Vamos todos abrir horizontes e não olhar só para o nosso umbigo... Todos precisam de nós, e nós precisamos de todos...
A Educação é a base de todo o Desenvolvimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário