quarta-feira, 29 de julho de 2009

Querido pai...


Este mundo depois da tua partida ficou sem graça, mais cinzento e triste, não me posso aborrecer contigo porque sei que não foi de tua vontade partires para a tua nova casa.
Lembras-te da última vez que estivemos juntos? Foste ao meu emprego quatro vezes, para te despedires de mim, como sabias que não nos iríamos voltar a ver?
Sei que a última coisa que disses-te à mama é que me querias ver, talvez te quisesses despedir de mim mais uma vez. Talvez saibas, o quanto eu fiquei triste por esse encontro não se ter concretizado, pois quando cheguei perto de ti já tinhas adormecido no sono profundo e eterno. Ainda assim, com o coração desfeito de tanta dor, disse-te o quanto te amava, e o quanto te pedia desculpas, se em algum momento te desiludi.
Sei que apesar das minhas escolhas não terem seguido o padrão de vida que tinhas sonhado para mim, tu te orgulhavas da tua menina, como me chamavas. Deixaste-me tão triste durante estes quase dez anos da tua ausência, o que me dá alento, é pensar que estás por perto que me vens visitar, que me aquietas o coração nos meus dias de amargura. Sabes, os meus irmãos também ficaram muito tristes, sempre que estamos juntos falamos em ti e nos bons momentos que nos proporcionas-te. A mama vive numa solidão e tristeza cortante, tu eras a companhia dela de todos os momentos de todas as horas, eram muito mais que marido e mulher e pais, eram acima de tudo muito amigos. Perante tantas dificuldades, porque, a vida não foi fácil para vocês, conseguiram manter-se sempre unidos, pelo amor, e fizeram dos seus filhos uma obra de arte que muito se devem orgulhar...
Sabes, eu acho que o nosso encontro de despedida ainda se vai realizar, mas não será mais de despedida, será para vivermos aí na tua nova casa para sempre, em paz e felicidade. Os teus pais, meus queridos avós, já foram ter contigo, o meu mundo aqui vai ficando cada vez mais vazio, enquanto que o teu vai tomando outra dimensão. Este ano faz uma década da tua partida, mais parece que foi ontem, as saudades são grandes demais, não cabem neste universo, pois este torna-se pequeno para tanta dor.
Hoje, dia 29 de Julho são quase cinco da madrugada, acordei pensando em ti e na vontade que sinto em te abraçar, olho para o céu e vejo muitas estrelas, pergunto-me qual delas serás tu?
Com certeza que és a estrela que brilha mais no profundo do meu coração.
Peço-te, para me continuares a ajudar a seleccionar as minhas escolhas neste mundo, para que continues a sentir orgulho na tua "querida filha" como me chamavas.
Agora, é só a mama que me chama assim, e sabes morro de medo que ela vá ter contigo e me deixe sozinha neste mundo tão confuso, tenho tanto medo, não me quero sentir sozinha, não permitas que ela vá ao teu encontro por favor.
Sabes, como sei que gostas muito de flores, e imagino que continuas a gostar, faço questão de ter sempre flores lindas na minha casa, para que quando me venhas visitar saibas que não me esqueci de ti. Imagino que aí onde te encontras, existam as mais belas flores do universo com o melhor perfume, que eu não poderei sentir.
Tem um resto de uma noite feliz descansa papá, eu vou tentar dormir mais um pouco, pois o dia amanha é duro. Aqui nesta dimensão a vida continua complicada e muito acelerada. Mas não me esqueço de ti, e tu sabes isso.

Milhões de beijos da tua sempre querida filha Susana

9 comentários:

  1. esta lindo mana adorei so tu para fazeres uma coisa destas, para falares do nosso pai com tanto amor beijos grandes es linda e com um coraçao de ouro, amo-te muito mana

    ResponderEliminar
  2. Nem sempre é fácil aceitar a partida de um ente querido. No entanto, fazê-lo pode ser a maior prova de amor que lhe podemos dar, uma vez que acredito que nenhum ente querido gostava que ficássemos aqui a sofrer por eles...
    O meu pai partiu há dez anos e tento sorrir o maior número de vezes possível sempre que o lembro de forma a que ele sinta que estou orgulhoso e saudoso do pai que tive.
    Parabéns pelo teu blog e obrigado pela adesão ao meu.

    ResponderEliminar
  3. Mana nao me canso de vir ler este pequeno texto que fizes-te para o nosso pai, ele esteja onde estiver vai ter muito orgulho em ti porque es linda tens um coraçao doce.
    como tu e os nossos irmaos sinto tanta falta do nosso pai parece que foi ontem que ele partiu mas continua vivo nos nossos corações.
    Sempre que iamos a dos nossos avos paternos ele cantava-me aquela musica da tia anica parace que o estou a ouvir...
    Sei que ele esteja onde estiver esta a protejer-nos e a iluminar os nossos caminhos.
    Beijos grandes mana

    ResponderEliminar
  4. Nunca é fácil a perda de um pai, eu tb perdi o meu á 6 anos... e desde ai a minha vida deu uma volta de 180º. Tar-mos ali sentados ao pé, 1h depois de ele sair de casa ligarem a dizer que tinha morrido é um choque pa qualquer um, custa, custa e continua a custar é daquelas coisas que ficamos com a sensação que havia sempre algo que poderiamos ter feito e não fizemos, fica o sentimento de revolta mt revolta com a vida, mas depois olho para a minha mãe de rastos tudo me passa e o pensamento muda, o principal objectivo da minha vida nos últimos anos é que ela esteja bem se ela tiver eu também estou, a morte do meu pai levou-me a adquirir um psicológico muito forte por vezes ate forte demais... É assim a vida tem destas coisas prega-nos grandes partidas e nos temos que saber controla-las da melhor forma possível sem cometer nenhuma loucura.Tenho um grande orgulho no meu pai e sei que ele sabe disso e que ta sempre a olhar por mim onde quer que eu esteja ele esta la de certeza. Quero mandar um grd Beijinho e agradecer a uma pessoa que é super especial para mim(foi ela que me aconselhou a vir a este blog),tem um coração do tamanho do mundo, és tu sim... Desde já os meus agradecimentos à autora deste blog que está simplesmente DIVINAL.

    ResponderEliminar
  5. Olá anónimo,
    Sê bem-vindo ao meu blogue, fico feliz que tenhas gostado do meu cantinho, onde vou escrevendo algumas temáticas da vida, e claro está, sobre mim.
    Desde já quero agradecer de uma forma especial à pessoa que de uma forma gratuita te indicou o meu blogue, fico sempre feliz e grata que as minhas palavras sejam mais que linhas escritas, com sentimento é certo, mas acima de tudo sentidas por todos os que aqui passam.

    Sinto muito que o seu pai tambem não esteja visivelmente entre si, mas ele estará sempre consigo, tal como o meu. Por vezes consigo sentir a sua luz, o seu calor, a sua presensa junto a mim, tenho a certeza que ele está mais presente hoje do que esteja há 10 anos atrás na minha vida.

    As saudades são imensas tantas, tantas que por vezes penso não suportar, mas depois recordo com tanto carinho os momentos vividos com tanta alegria e depressa o sorriso se faz aparecer, porque eu sei que o ele mais quer é ver-me sorrir.

    A vida é mesmo assim nós vivemos umas férias neste mundo maravilhoso, a qualquer momento podemos partir, pois a data da viagem sem regresso têm hora e dia marcado, mas nós desconhecemos.

    Gostaria de saber se depois desta vicissitude da vida, começou a dar mais valor às pequenas coisas do nosso quotadiano?

    Beijinhos, mais uma vez obrigado e espero que volte.
    ´Feliz 2010

    Susana

    ResponderEliminar
  6. Olá Susana

    Sim, sem dúvida alguma, hoje em dia dou muito mais valor a pequenos gestos que nunca pensaria dar,e vou-te dar como exemplo aqui á uns dias atras a mesma pessoa que me disse do blog, falou comigo e disse-me como é Natal queria ir comigo ao cemiterio levar umas flores ao teu pai, um gesto destes para mim vale mais que qualquer bem material, Obrigado linda,és muito muito muito importante para mim. Bjinhos feliz 2010 para ti e todos os teus

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    eu tinha quase a certeza da tua resposta, contudo, tentei-me em coloca-la... fico feilz que valorizes mais as pessoas e os momentos, porque a vida não é mais nem menos do que grandes e pequenos momentos, bons e menos momentos. Mas todos eles são importantes para que possamos evoluir como seres que somos em evolução nesta estrada da vida, escolhendo trilhos e vivendo numa procura imensa da felicidade, ou de momentos felizes.

    Susana

    ResponderEliminar
  8. Olá cunhada! Espero que estejam todos bem.
    Não sabia que escrevias tão bem, meus parabéns. O texto esta simplesmente lindo. Jocas para todos. Tânia Valente

    ResponderEliminar
  9. Susana!Pedir meu querido pai, no dia 15 de junho de 2010.Hoje, está fazendo 4 meses que ele partiú e não está, sendo facio aceitar sua pártida.Mais ao ler sua carta ao seu pai alegrou meu coração,que Deus comtinue te ábençoando,voce e sua familia.

    Beijinhos de sua nova adimiradora.assi.ZILENE

    ResponderEliminar